RELEASE
   
 

Luli e Lucina são compositoras, cantoras, percussionistas, violonistas e violeiras geniais. Desconhecidas pelo grande público, cabia muito mais a elas do que à Carlos Lyra a frase "todos cantam suas músicas mas não conhecem os autores".

Com mais de 800 músicas compostas em parceria, quem mais gravou a dupla foi Ney Matogrosso - aqueles que têm o cuidado de, ao gostar de uma canção, procurar no disco quem foi que compôs, vai reparar que praticamente todos os discos do Ney possuem ao menos uma música de Luli e Lucina. É delas Fala, Bandoleiro, Coração Aprisionado, Êta Nóis, Bandoleiro, Bugre, Me Rói, Pedra de Rio e O Vira, entre tantos outros sucessos de Ney Matogrosso.

Foram também gravadas pelas Frenéticas, Nana Caymmi, Tetê e Alzira Espíndolla, Joyce, Rolando Boldrim e Wanderléa.

Luli além de compositora é pintora e uma escritora deliciosa, com algumas histórias já publicadas, e um livro sobre os elementais da terra, publicado recentemente, em 2000. Lucina é também a mais constante parceira musical de Zélia Duncan - e está também se lançou em carreira solo.

Quando a Bossa Nova nasceu no Rio, não foi só na zona sul, como alegam todos os historiadores. Não era só a casa de Nara Leão que fervia o movimento. Na Tijuca, na casa de Luli, também se juntava a "ala oeste" da Bossa Nova: Luli, Aldir Blanc, Gonzaguinha e Sá, entre outros. Mas essa história está contada na música Bossa Velha (veja no link inéditas).

Nos anos 70, quando a Bossa Nova já havia passado, Luli e Lucina foram morar em um sítio em Mangaratiba - litoral do Rio. Lá viveram o sonho da vida comunitária, e lá também criaram um estilo novo e límpido de composição, com uma variedade musical e qualidade literária únicas. Revolucionaram os conceitos sociais de uma época em que se falava muito em liberdade e amor livre, mas onde os conceitos morais preestabelecidos é que realmente viviam na cabeça da moçada. Foram as verdadeiras revolucionárias dos anos 70 - hoje são Amor Maduro transmutado em música...

A dupla se desmanchou em 1998, Lucina está no segundo CD solo e Luli está com o primeiro no forno. É um prazer poder trazê-las a esse site e, quiçá, juntas à memória da MPB.

   
| Release | Discografia | Inéditas | Cantando | Contato | Home
© 1997-2008 Luli e Lucina. Todos os direitos reservados

Última atualização em 02 de janeiro de 2008